No primeiro dia do ano, mais de cem mil peixes apareceram mortos no Rio Arkansas, depois de uma chuva de pássaros mortos ter afectado a cidade de Beebe, também naquele estado norte-americano.
É de recordar que, um tornado atingiu, no último dia do ano de 2010, o noroeste do estado do Arkansas e está a ser investigada a relação entre este acontecimento e a morte dos pássaros.
A chuva de pássaros terá começado na noite de fim de ano; um jornal local avança, como alternativa, que os pássaros poderão ter sido atingidos por granizo a altitude elevada. Entre outras teorias, surge também a possibilidade de que o fogo-de-artifício da passagem do ano tenha surpreendido as aves enquanto voavam.
No entanto, isso não explica o que aconteceu com os peixes, que curiosamente apenas foram de uma só espécie, o que sugere que, provavelmente, não se terá tratado de qualquer intoxicação devido a descargas poluentes.
As autoridades adiantam ainda que os dois fenómenos, que aconteceram a uma distância de 200 quilómetros um do outro, não estão relacionados, ou seja, foi mera coincidência.
_________________________________________
É importante referir que, apesar de o nosso projecto se focar mais na protecção de espécies domesticadas, também se torna imprescindível alertar os nossos visitantes de que outras espécies se encontram ameaçadas e, na maior parte dos casos, devido a erros antropogénicos (tal como a poluição do ambiente e as suas consequências - aquecimento global).
Sem comentários:
Enviar um comentário