Fundamento do Projecto

Será realmente importante, mostrar preocupação para com as espécies animais que sofrem às mãos humanas? | Até que ponto o Homem deve manter contacto com os animais? | Se houver um dia em que irá ser necessário ajudar, esse dia é hoje!

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Chaser, a cadela mais inteligente do mundo


Chaser associa 1022 brinquedos aos seus nomes.
É a fêmea “border collie” com o título de cão mais inteligente do mundo, depois de ao longo de três anos ter aprendido a reconhecer mais de mil brinquedos e os nomes de cada um deles. Esta cadela de seis anos é capaz de classificar os objectos de acordo com a sua função e tamanho, algo que as crianças aprendem aos três anos de idade.

Para descobrir se havia um limite para o número de palavras que um “border collie” poderia aprender, os psicólogos Alliston Reid e John Pilley, da Faculdade Wofford, na Carolina do Sul, iniciaram um programa de treino intensivo com Chaser.
Durante três anos, ensinaram-lhe os nomes de 1022 brinquedos, através de testes em que a faziam ir buscar os objectos, repetindo os seus nomes para reforçar a associação.

Segundo Alliston Reid, a cadela completou 838 destes testes ao longo de três anos e nunca acertou menos de 18 em 20 tentativas. Chaser também foi ensinada a classificar os objectos nomeados, completar tarefas, como tocar o brinquedo com o nariz ou com a pata, e conseguia ainda inferir o nome de um novo objecto a partir de um conjunto de outros semelhantes.



"Ciência Hoje"

Sem comentários:

Enviar um comentário