Fundamento do Projecto

Será realmente importante, mostrar preocupação para com as espécies animais que sofrem às mãos humanas? | Até que ponto o Homem deve manter contacto com os animais? | Se houver um dia em que irá ser necessário ajudar, esse dia é hoje!

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Gatos são «peritos» em mecânica de fluídos

Felinos conciliam forças da gravidade e da inércia para beber a alta velocidade.

Alguma vez se lembrou de observar e questionar a forma como os gatos bebem? Pois foi o que fez Roman Stocker, colaborador do investigador português Pedro Reis no Instituto de Tecnologia de Massachusetts, que há três anos, durante um pequeno-almoço, se interrogou “como é que bebe o meu gato?”, longe de imaginar o quão se iria surpreender.

Esta investigação reveladora do processo por detrás da forma como os gatos bebem surgiu pela “mera curiosidade” de estudar um dos fenómenos físicos inseridos no dia-a-dia das pessoas, mas que nunca tinha sido abordado em ciência. No entanto os resultados obtidos surpreenderam e podem ser aplicados no desenvolvimento da robótica flexível.

“Descobrimos que utilizam um método muito sofisticado ao nível da mecânica de fluídos. Trata-se de um processo dinâmico e muito rápido, pelo que conseguem dar quatro lambidas por segundo à velocidade de um metro no mesmo período de tempo.”

Desta forma, o gato torna-se no animal mais rápido do mundo a lamber, num recorde inalcançável para o ser humano, por exemplo. “Eu já tentei beber da mesma forma com essa velocidade e não consigo”, gracejou o investigador, que confessou ser um experimentalista.

Na base do processo a que os felinos recorrem para beber está a mecânica de fluídos, onde intervêm, entre outros parâmetros, a viscosidade, a gravidade e a inércia. Os gatos só recorrem a estes dois últimos.

"Ciência Hoje"

 

_______________________________________________________

Os  nossos amigos felinos, podem também surpreender-nos com capacidades inimagináveis que possuem!

4 comentários:

  1. Os nossos amigos felinos também estão sempre a surpreender-nos! :D

    ResponderEliminar
  2. Não tenham dúvida a Física está em tudo! Porque esta maravilhosa ciência explica tudo o que nos rodeia! Se quiserem saber um pouco mais sobre Mecânica dos Fluidos a professora de Física poderá "dar uma ajudinha". Gostei desta curiosidade!! Débora Borges

    ResponderEliminar
  3. Agradecemos a colaboração por parte da professora Débora!

    Talvez a título de curiosidade nos possa explicar um pouco melhor a Mecânica dos Fluidos, mas no que toca ao projecto não estará muito relacionado, até porque somos um grupo de alunos que neste momento se encontra a léguas da disciplina de Física :)

    Ainda assim, não perdemos nada em aprender.

    Mais uma vez, obrigada professora! ;)
    Até à próxima! (Continue a visitar o nosso blogue!)

    ResponderEliminar
  4. Olá Colegas!
    Obrigado por teres visitado o nosso Blog.
    O Blog está muito giro, continuem com o bom trabalho.
    Beijinhos :)

    ResponderEliminar