Fundamento do Projecto

Será realmente importante, mostrar preocupação para com as espécies animais que sofrem às mãos humanas? | Até que ponto o Homem deve manter contacto com os animais? | Se houver um dia em que irá ser necessário ajudar, esse dia é hoje!

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Palestra a ser realizada, ainda no 2º período

Neste período, iniciámos já a preparação de uma palestra, que achamos que se torna importante, para sensibilizar a comunidade escolar em relação aos objectivos do nosso projecto, começando por discutir possíveis temas a abordar e que estejam relacionados com o tema principal.

Para nos facilitar, mais tarde, a escolha decisiva do tema para a palestra, publicámos no nosso blogue uma sondagem que está aberta a todos os visitantes que queiram votar.

Um desses três temas será o vencedor no final da sondagem e será o tema a abordar durante a palestra, pois será aquele que os alunos têm preferência em ouvir. No fundo, a escolha do tema é feita pelos alunos que farão parte da plateia.

Os objectivos da palestra são, como foi referido no princípio, sensibilizar a comunidade escolar em relação aos objectivos do nosso projecto, que são os seguintes:

Sensibilizar a comunidade escolar acerca da importância da preservação de espécies animais.
•Fazer estudos referentes à relação do Homem com as várias espécies e conhecer todos os seus aspectos, tanto os positivos como os negativos.

Ajudar associações que protejam os animais.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Chaser, a cadela mais inteligente do mundo


Chaser associa 1022 brinquedos aos seus nomes.
É a fêmea “border collie” com o título de cão mais inteligente do mundo, depois de ao longo de três anos ter aprendido a reconhecer mais de mil brinquedos e os nomes de cada um deles. Esta cadela de seis anos é capaz de classificar os objectos de acordo com a sua função e tamanho, algo que as crianças aprendem aos três anos de idade.

Para descobrir se havia um limite para o número de palavras que um “border collie” poderia aprender, os psicólogos Alliston Reid e John Pilley, da Faculdade Wofford, na Carolina do Sul, iniciaram um programa de treino intensivo com Chaser.
Durante três anos, ensinaram-lhe os nomes de 1022 brinquedos, através de testes em que a faziam ir buscar os objectos, repetindo os seus nomes para reforçar a associação.

Segundo Alliston Reid, a cadela completou 838 destes testes ao longo de três anos e nunca acertou menos de 18 em 20 tentativas. Chaser também foi ensinada a classificar os objectos nomeados, completar tarefas, como tocar o brinquedo com o nariz ou com a pata, e conseguia ainda inferir o nome de um novo objecto a partir de um conjunto de outros semelhantes.



"Ciência Hoje"

Curiosidades sobre animais da raça canina que nos fascinam

 
 Um cão que tenta salvar outro, que tinha sido atropelado (no Chile). Espectacular!

___________________________________




 
Chaser, a cadela mais inteligente do mundo. Fascinante!

________________________________________



E este vídeo, que na nossa opinião é o mais engraçado. Mishka, uma cadela que emite sons, parecendo que fala de verdade. É de facto um animal muito especial!



quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Cheias na Austrália ameaçam Grande Barreira de Coral

As inundações na Austrália estão a ameaçar a Grande Barreira de Coral devido aos detritos e pesticidas que desaguam no mar e são perigosos para o ecossistema. A Grande Barreira de Coral é considerada património mundial pela Unesco.

Michelle Devlin, professora da Universidade James Cook, revelou que as enxurradas lançadas ao mar têm o "potencial de perturbar a cadeia alimentar e a vida dos corais".

Para esta especialista o conjunto de detritos e pesticidas que desaguam no mar são um "cocktail perigoso" para o frágil equilíbrio do eco-sistema único desta barreira.

_________________________________________________________________
Mais uma vez, outras espécies, que não espécies domesticadas, encontram-se ameaçadas devido a alterações climáticas, tais como as chuvas torrenciais de que a Austrália está a ser alvo.

Chuva de pássaros mortos e uma única espécie de peixes afectada, no Arkansas

No primeiro dia do ano, mais de cem mil peixes apareceram mortos no Rio Arkansas, depois de uma chuva de pássaros mortos ter afectado a cidade de Beebe, também naquele estado norte-americano.

É de recordar que, um tornado atingiu, no último dia do ano de 2010, o noroeste do estado do Arkansas e está a ser investigada a relação entre este acontecimento e a morte dos pássaros.

A chuva de pássaros terá começado na noite de fim de ano; um jornal local avança, como alternativa, que os pássaros poderão ter sido atingidos por granizo a altitude elevada. Entre outras teorias, surge também a possibilidade de que o fogo-de-artifício da passagem do ano tenha surpreendido as aves enquanto voavam.

No entanto, isso não explica o que aconteceu com os peixes, que curiosamente apenas foram de uma só espécie, o que sugere que, provavelmente, não se terá tratado de qualquer intoxicação devido a descargas poluentes.

As autoridades adiantam ainda que os dois fenómenos, que aconteceram a uma distância de 200 quilómetros um do outro, não estão relacionados, ou seja, foi mera coincidência.

_________________________________________


É importante referir que, apesar de o nosso projecto se focar mais na protecção de espécies domesticadas, também se torna imprescindível alertar os nossos visitantes de que outras espécies se encontram ameaçadas e, na maior parte dos casos, devido a erros antropogénicos (tal como a poluição do ambiente e as suas consequências - aquecimento global).